domingo, 26 de junho de 2011

NÃO ANDEIS ANSIOSOS!


Em minha casa temos uma jardineira na janela e frequentemente estou tentando plantar algo ali. Mas, o solo é de barro misturado com cimento e pedras. Algumas plantas pegaram, porém parece que estão com doenças em suas folhas. Creio que preciso entender mais de plantas para obter êxito. O fato é que estou procurando sempre fazer as plantas pegarem e ficarem viçosas e com raízes profundas. Existe um toldo que protege da chuva direta e do sol intenso e não abro totalmente o toldo porque não sei se as plantas estão preparadas para o sol forte e a chuva forte.
Fico pensando nos crentes como plantas e como árvores. A Bíblia possui várias comparações de crentes como plantas e árvores. Temos a figura da palmeira com seu crescimento maravilhoso, carvalho com sua robustez e força, e até a semente do grão de mostarda que se torna uma árvore grande e produz muita sombra e acolhimento das árvores. Há também a parábola dos solos com os tipos de corações humanos. Existem crentes também sem raízes profundas e que não estão preparados para a chuva forte e o sol escaldante. Estão com o solo do seu coração desnutrido, com pedras e muitos cuidados deste mundo envolvendo a sua vida.
Há alguns textos que produzem profundidade nos crentes e dão firmesa. Um destes textos é o de Mateus 6: 19-34, quando Jesus ensina sobre a vida cristã. Este é o tipo de texto que a gente entende melhor quando analisamos o final para entendermos melhor o início. A Bíblia não foi escrita originalmente com capítulos e versículos, mas este foram colocados como endereços para localização e organização; de forma que podemos ler livros da Bíblia de forma corrida para entendermos melhor o seu contexto.
No final do capítulo, Jesus vai dizer para não andarmos ansiosos pela nossa vida, isto é, com as contas, a família, os filhos, o trabalho etc, mas é preciso ter uma nova visão de vida que está nos versículos anteriores.
Para não andar ansioso, e digo mais, desesperado é preciso em primeiro lugar investir e ter um tesouro nos céus (vv. 19-21). E eu pergunto aonde está o teu tesouro, nos céus ou na terra? Precisamos ter em mente que mesmo que você não tenha um tesouro na terra, seja rico, pode ser que você viva investindo mais nos tesouros da terra do que nos céus. O teu ministério, o ter serviço na igreja, os teus dízimos, as tuas ofertas, o teu tempo, a tua leitura na Palavra, a tua oração etc. Todo o teu esforço espiritual está gerando um investimento nos céus. Quanto você tem investido nos Céus?
Ora, este investimento na sua vida espiritual depende muito dos seus olhos, daquilo que você tem visto como importante e prioritário. Para ser exato, daquilo que ocupa o seu coração, o centro da sua vida e do seu tempo. Para investir no espiritual é preciso ter visão e discernimento espiritual (vv.22-23). Por isso a Bíblia diz que o que ilumina o corpo são os olhos. Se o nosso olhar para as coisas deste mundo é cheio de desejos fortes que estão no nosso coração e não são de Deus, então seremos atraidos pela nossa própria cobiça e seremos um alvo fácil para as tentações. É preciso então ter Visão Espiritual para discernir toda a aparência do mal e evitá-lo. Precisamos conhecer os nossos pontos fracos e pedir ajuda ao Senhor e irmãos amigos. Neste ponto, vemos uma guerra entre o investimento espiritual para acumular tesouros na terra ou acumular tesouros nos céus; entre ter uma visão espiritual com discernimento ou uma cegueira espiritual que nos arrasta para as trevas. Por isso, que no versículo 24, Jesus vai dizer que não podemos agradar a dois senhores. Se queremos agradar a dois senhores, na realidade estamos agradando somente um, que é o mundo e suas paixões. O Reino de Deus não é deste mundo, apesar dele começar aqui. Precisamos então de uma entrega maior ao Senhor Jesus Cristo para anular o poder dos desejos fortes deste mundo que esfriam a nossa fé. A grande questão é que enchemos o nosso tempo de compromissos com aspectos deste mundo e pouco dedicamos às questões de investimento no Reino de Deus.
Agora sim, entendemos quando Jesus vai dizer a partir dos verso 25: "Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida...". Na realidade a ansiedade começa com os cuidados deste mundo em não investir nas disciplinas espirituais como: Meditação na Palavra de Deus, visitação aos enfermos, telefonemas espirituais, não admitir a fofoca, momentos de oração três vezes ao dia, dízimo em dia, ofertas especiais, frequentar os cultos de domingo, Escola Dominical e durante a semana, ser um bom colega no serviço, na vizinhança etc.
Somente conseguiremos viver uma vida sem ansiedade se nos dedicarmos sempre ao investimento espiritual, a busca de visão espiritual e ser leal ao Senhor Jesus em tudo. Deus o abençoe e seja feliz seguindo as Palavras do Mestre Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário: