terça-feira, 17 de janeiro de 2012

COMO LIDAR COM AS CRÍTICAS NO MINISTÉRIO



Como Lidar com as Críticas no MinistérioEm primeiro lugar cabe dizer que é muito difícil receber críticas no ministério pastoral e liderança da igreja. Isto porque em geral o líder está trabalhando muito para executar seu trabalho. Este portanto acha injusto em função do trabalho que desenvolve. Além do stress do ministério, esta crítica pode vir de uma pessoa que publicamente já não gosta da pessoa. Quando a crítica vem de um amigo, dependendo da estrutura emocioal do líder, ela pode refletir melhor.
Em primeiro lugar é preciso que o Pastor esteja com uma auto-estima elevada em relação ao ministério e espiritualmente capacitado. Se ele está inseguro e temeroso esta crítica vai soar como uma ameaça e toda a ameaça precisa ser respondida a altura.
Se o líder estiver em paz ele pode agregar valores com esta crítica e promover alguma mudança para contornar o problema. Se a crítica for injusta, o líder precisa ter paciência para acompanhar aquele episódio sem fazer alarde.
A crítica pode ser desviada para o setor correspondente, se não for o pastoral, e o líder então procura negociar com o departamento uma solução adequada.
É importante que a crítica seja combatida, mas não pode ser abafada de forma sistematica, porque quebra a atmosfera de fé amor que deve permear em nossos cultos.
É preciso estudar e combater a critica com estratégias, sobretudo com oração.
O amor é capaz de diluir montanhas de dissabores. A oração destrói todo o poder do inimigo em gerar brigas e divisões na equipe da igreja.
Que Deus nos abençoe para criticarmos menos e termos mais experiência e maturidade em lidar com as críticas que nos esgotam emocionalmente.

Nenhum comentário: