terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A DIFÍCIL ARTE DE CRESCER!

 
Afinal crescer é fácil ou difícil? Seja na maturidade, fisicamente, no aumento dos lucros, no aumento dos clientes, financeiramente, espiritualmente, no aumento de membros de uma igreja etc. Crescer faz parte da vida e é natural crescermos. Contudo, percebemos que o crescimento exige cuidados especiais.
Veja o caso da bebezinho acima. Não anda ainda, não possui controle motora para se alimentar sozinha, não sabe se vertir sozinha, depende da proteção de alguém. É uma dependente do amor e carinho da mãe e pai mais experientes, pelo menos em tese. Se entregue a si mesma não vai conseguir sobreviver e acabará suja, faminta e chorando muito.
Para crescer é preciso investir tempo e ter cuidados especiais. É preciso se organizar e planejar. Não é por acaso que aqueles fazem treinamento de empreendedores falam muito de pesquisas. Inclusive saiu um artigo na revista época dizendo que os conhecimento de estatística farão parte do currículo básico dos estudantes americanos devido a sua importância para o sucesso na vida profissional.
É verdade que o crescimento que o crescimento possui um caráter natural. Uma planta em uma terra fértil, com exposição ao sol e com irrigação de água, a tendência é crescer. Mas, no caso de um bebê e de projetos humanos é necessário uma preparação melhor e uma execução quase perfeita. O número de pequenas empresas que nascem e morrem é grande. O número de igrejas que nascem e amargam um crescimento perto do zero ao longo dos anos é grande. Há muitas igrejas que não passam de 100 membros de frequência, embora no seu rol de membros tenham quase o dobro ou mais.
O crescimento saudável de qualquer organismo vivo ou secular inspira cuidados. É preciso ter as fontes de conhecimento e matéria prima; ter uma infraestrutura básica; o planejamento é fundamental; criar uma sistemática de procedimentos é vital para a qualidade; a comunicação e a habilidade nos relacionamentos é fundamental.
Pensando neste último ítem, habilidade nos relacionamentos, eu quero falar de potencial e capacidade de liderança. Creio que o maior gerador de crescimento é a liderança. É o chefe, o pastor, o líder de ministério, o supervisor, o diretor etc. Seja em qualquer nível, a liderança maior é sempre a maior responsável por motivar e gerar o crescimento. É difícil admitir, mas o líder que não busca com humildade aprender com o mercado e com os mais experientes vai ficar rodando em círculos ou trabalhando muito para colher pouco.
É preciso fazer o dever de casa. Uma criança que não sabe tabuada vai ter dificuldade em matemática a vida inteira. O líder que não admite erros e coloca a culpa nos outros vai viver de fachada. Estudar, buscar capacitação pessoal, ler livros da concorrência e aprender com os concorrentes é fundamental. Quem diria que a Samsung está ameaçando a Apple. A China é a locomotiva do mundo. Temos que aprender com os japoneses que aprenderam com os americanos. Quantos empregados que passaram a ser donos da própria empresa.
Admitir que somos fracos em determinadas áreas e colocarmos pessoas boas nessas áreas é sinal de grandeza. Steve Jobs foi um líder que sabia trabalhar com gênios e buscava ser top no mercado em termos de qualidade.
A maior necessidade nossa para crescermos e nos fortalecermos é admitir que não somos tão bons quanto pensamos e não tão ruins como parecemos às vezes. "O que não me mata, me fortalece". Para crescermos precisamos ter uma visão real das nossas potencialidades e focarmos a nossa área mais poderosa. O restante devemos delegar para os melhores que nós.
Pr. Ricardo Luiz Andrade Costa.
 


Nenhum comentário: